sábado, 12 de setembro de 2009

Quando tinha uns 16 anos, vi um filme chamado TRÊS AMIGAS E UMA TRAIÇÃO na HBO. Logo de cara, antipatizei com a tradução que deram para o nome do filme, que no original, em inglês, se chama CIRCLE OF FRIENDS. Aos cinco minutos de filme, meu coração bateu mais forte, hehe.
A história se passa em uma cidade do interior da Irlanda, país que é alvo de uma estranha paixão por mim há alguns anos. Havia uma heroína romântica que era a minha cara, uma gordinha grandalhona e desajeitada que levava a vida da melhor forma possível. Minnie Driver deu vida a Benny Hogan, minha personagem preferida há mais de dez anos!
Benny e sua melhor amiga Eve vão à faculdade de Dublin (outra cidade linda de morrer) dar inicio as suas tão sonhadas vidas de universitários. Lá, elas reencontram Nan Mahon, uma amiga de infancia e Benny se encanta pelo misterioso Jack Folen, que no filme é interpretado pro Chris O D'onnell. A história vai passando e os dois acabam se apaixonando.

A traição dá nome ao filme no português vem de Nan, que fica desesperada ao descobrir uma gravidez que não fora planejada. O filho de um rico fazendeiro que nem em sonhos casaria com ela. Nan vai então atrás de Jack, que sofre com a ausência de Benny, que há muitas semanas não ia à faculdade por causa da morte de seu pai.
Chorei, ri e vibrei com cada momento desde filme maravilhoso. Mas queria mesmo falar sobre o livro que deu origem a este. Chama-se ENTRE O AMOR E AMIZADE (no inglês CIRCLE OF FRIENDS) e foi escrito pela encantadora MAEVE BINCHY, uma de minhas escritoras irlandesas favoritas.
Benny é bem mais racional no livro do que no filme. Tem muito mais a ver com a heroína romância que sempre sonhei em criar do que a Benny bobalhona que perdoa a traição de Jack e volta pra ele. Gostei muito mais do livro do que do filme.
Nan é uma personagem muito bem construída em todos os detalhes. Eve é uma órfã que comove e alegra qualquer um que se aproxime dela e Benny, bem... Benny é Benny. Não tem como falar mal dela.
O livro é magistralmente bem escrito e nos prende pelos pés logo nas primeiras quinze páginas. A cidade irlandesa onde vivem as meninas é tão apaixonante quanto suas histórias em si. E o primeiro encontro oficial entre Benny e Jack me fez torcer muito para que os dois dessem certo.
Um destaque para o momento do baile, onde ela consegue um vestido deslumbrante que a deixa ("toneladas mais magra"-uma das personagens do livro diz isso) e fisga Jack de vez.
Maeve Binchy faz bem ao cérebro, aquece o coração. Eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário