quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A difícil missão de investigar fantasmas na mansão Edbrook



Nada no estilo de filmes que estamos acostumados a assistir. Ok! Ilusões Perigosas é um longa de 1995, porém, ainda (digo ainda pelo fato de atualmente haver muitos recursos em efeitos visuais para que tudo pareça mais e mais real do que poderia ser) há muita qualidade nesta produção do diretor Lewis Gilbert.Como que um filme de quase 12 anos é atual? Simples a história é original, a edição bem feita e a atuação é de primeira linha: Aidan Quinn (David Ash), Kate Beckinsale (Christina Mariell), Sir John Gielgud, Anna Massey, Victoria Shalet, Alex Lowe, Anthony Andrews.


Em Ilusões Perigosas temos David Ash (Aidan Quinn), um professor de parapsicologia que se dedica a desmascarar charlatães durante sessões “espíritas”. Ele, bastante conhecido entre as pessoas, é chamado para investigar fantasmas que assombram a mansão Edbrook, no interior da Inglaterra. Contudo, ainda antes de ele exercer seu trabalho na Inglaterra, ele conheça a "ver" sua irmã gêmea com bastante freqüência. Detalhe: A garota morreu afogada no lago quando eles eram crianças, durante uma brincadeira de pega-pega.


Ao chegar na mansão Edbrook, David conhece a jovem e muito sedutora Christina Mariell (Kate Beckinsale), uma moça moderna, independente e charmosa. Sem dúvidas, David se apaixona logo que a vê, fazendo com que Christina seja algo mais do que um namoro de uma noite. Ao passo que David inicia as investigações, ele constata fenômenos que contrariam tudo o que acreditava saber a fundo: ele nota uma presença diferente da qual nunca havia desconfiado. Já o relacionamento de David com Christina e seus irmão ganha elementos cada vez mais estranhos, levando-o a uma situação muito perigosa, onde ele é levado a rever todos os seus conceitos.


Com o passar do tempo, o professor, exausto devido a uma série de acontecimentos estranhos e até inexplicáveis, começa a duvidar de sua própria sanidade mental e decide abandonar a casa junto com Christina. Eis o "X" da questão, apesar do profundo amor, a moça se recusa a partir, e também não permite que ele se vá.Ilusões Perigosas é um thriller assustador que possui um roteiro muito inteligente. Com trama que segue uma evolução lógica e envolvente, mostra a fotografia como outro ponto de destaque, que somada ao ótimo trabalho de direção e de atuação compõe um ambiente de mistério e suspense. Resultado: sempre há muitas dúvidas pairando no ar.


Contudo, estas somente são reveladas no final da história, com uma reviravolta muito interessante e aceitável. Os efeitos especiais da época de produção (1995) são usados na medida certa, sem dar a idéia de que há fenômenos impossíveis na mansão Edbrook. Seja para mostrar um incêndio ou uma aparição fantasmagórica. O longa de Lewis Gilbert mostra de maneira aceitável: a vidência, a materialização, a audiência e os sentimentos de afeição, os quais não são abandonados com a morte física. Vale a pena conferir!


LIVRO e FILME: Baseado em um livro de James Herbert, Ilusões Perigosas é a primeira experiência cinematográfica do diretor Lewis Gilbert no gênero suspense. Entretanto, ele o faz com maestria e excelência, pois no longa há muita ação, o que agiliza a história e faz com o expectador fique mais próximo a tudo o que acontece na fita. Todo o talento na direção deste filme pode ser visto em seus filmes anteriores da série James Bond: “007 - O Espião Que Me Amava” e “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes”. Um thriller assustador, estrelando Aidan Quinn no papel de um professor de parapsicologia chamado para desvendar misteriosos fenômenos envolvendo a mansão Edbrook. Co-estrelando Kate Beckinsale, John Gielgud, e Anna Massey.


DVD: No DVD lançado no final de 2006, é possível assistir Ilusões Perigosas (Haunted) nas opções de legenda: Português, Espanhol, Coreano e idioma: Inglês - Dolby Digital 2.0. O longa de suspense que é recomendado para maiores de 16 anos, colorido, tem formato de tela Widescreen e Região 4.O Menu, bastante moderno, já mostra o quanto se esperar do filme, pois traz imagens de arrepiar. Além de tudo há vídeos dos Bastidores e entrevistas com os atores principais do filme. É simplesmente imperdível!
O texto é de Mary Ellen Farias dos Santos e foi extraído do site resenhando.com

3 comentários:

  1. Ola! Viajando pelos blogs dos amigos cheguei aqui, seu cantinho é muito acolhedor, adorei os textos.

    Um abraço e um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, obrigado! É uma honra receber um elogio com este de uma visitante tão...ilustre. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, adorei conhecer o seu cantinho!!!! Vou vir sempre, já estou te seguindo!
    Então, nossa nem acredito que vc acabou de desvendar o filme que tantos anos estava querendo lembrar o nome!!!! Amigo, vc não sabe como fiquei feliz quando ví seu post!!! rsrsrs
    Estou louca atrás deste filme desde o seu lançamento...Já tem muuuuitos anos!
    Esse filme é recomendadíssimo!!!
    Beijosssss
    Lili

    ResponderExcluir