Eu ainda era criança quando li pela primeira vez um livro de José Mauro de Vasconcelos. Como a maioria, comecei com Meu pé de laranja lima, a obra-prima dele. Não dá pra descrever em palavras o quanto este livro muda a vida de quem o lê com atenção. A vida e os sonhos do pobre Zezé, o "meninozinho que um dia descobriu a dor" nos convida a entrar no desconhecido território do imaginário infantil, tão inexplorado na grande parte dos livros em nossa literatura.
Mas não parei por aí não. Procurei Vamos aquecer o sol, Doidão, Rosinha minha canoa, Rua descalça, Arara Vermelha e outros tão bons ou melhores do que o primeiro.
José Mauro sabe como ninguém usar as palavras. Seus livros são capazes de colocar qualquer leitor para pensar. Refletir sobre a vida e a melhor maneira de aproveitá-la sem sofrimentos. Ele mesmo, que buscou a felicidade até o fim de sua vida, morreu sem ter certeza de onde ela talvez, de fato, estivesse.
Ele consegue fazer até o mais bruto dos homens chorar, tocado profundamente ao perceber que Zezé será infeliz ainda por muito tempo. José Mauro é um escritor único, que infelizmente morreu sem deixar herdeiros. Uma pena...
Pensei que era somente eu que pensava assim e gostava das obras de J.M.V.já lí todas as suas obras e as tenho todas em minha biblioteca.É também por isso que admiro Dom Pedro Casaldálega Bispo de S. Félix do Araguaia,entre outras, um grande defenssor dessa região vale do Araguaia.Se não o conhece procure conhece-lo.Vale do Araguaia !...Já estive lá muitas vezes em pensamento quando lia e relia... B. Brava,G.das Praias,Rosinha Minha Canoa...
ResponderExcluir